quinta-feira, 27 de maio de 2010





S. Paulo, 5 de janeiro de 1982

Senhor Prefeito Municipal

À Municipalidade de Bananal, ofereço esta fotografia da residência de meu avô, Comendador MANOEL DE AGUIAR VALLIM, falecido na Fazenda Resgate, tambem de sua propriedade, no dia 3 de fevereiro de 1878 e que, na partilha de seus bens foi atribuida, juntamente com aquela fazenda, à viuva meeira, minha avó, DOMICIANA MARIA DE ALMEIDA VALLIM.

As duas propriedades (solar e fazenda) se acham atualmente tombadas pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).

Este solar, construido por volta de 1850, ou mais precisamente, em 7 de abril de 1854, segundo MANUEL ELPÍDIO PEREIRA DE QUEIROZ (Cf. CARLOTA PEREIRA DE QUEIROZ - Um fazendeiro paulista do Séc. 19 - págs. 93 a 101) - foi, por morte de minha avó, DOMICIANA MARIA DE ALMEIDA VALLIM, em 7 de agosto de 1907, atribuido na partilha de seus bens, à sua filha CANDIDA VALLIM ÁLVARES RUBIÃO, que logo após o vendeu ao Governo do Estado, que alí instalou o Grupo Escolar Coronel Nogueira Cobra, posteriormente, o Paço Municipal.

A foto é de 1909 e em 1979 mandei ampliar, retocar e colorir.

Trata-se de fotografia rara, uma vez que abrange toda a fachada do edifício, o que hoje não mais será possivel em razão das árvores existentes na praça fronteiriça, a não ser que surja um outro "Prefeito das Palmeiras Imperiais", de triste memória e mande tambem erradicá-las. Esta foto merece um quadro a óleo.

Com um abraço amigo, as saudações afetuosas de um paulistano, bananalense por "jus sanguinis",

J. R. A. Vallim

Ao
Exmo. Snr.
WASHINGTON LUIS BRUNO
D.D. Prefeito Municipal de
BANANAL - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário